
A herdade do Freixo do Meio é uma herdade alentejana onde em 1990 uma nova geração retomou o desafio de a gerir como um Bem Comum. Elegeu a Agroecologia como ética de gestão regressando ao Agroecossistema medieval do Montado, como forma de abordar o presente e de construir o futuro.
Este modelo de Agrofloresta é hoje enriquecido pelas visões da Ciência, da Permacultura, e da Soberania Alimentar. Desde então a missão assenta na exigência, na transparência, na participação democrática, no conhecimento e na inovação.
Procuramos, através da Cooperativa de Usuários em que nos organizamos, ser um espaço de cooperação, de inclusão, de desenvolvimento pessoal, de trabalho e de construção de comunidade. Tentamos dia-a-dia melhorar a nossa relação com os recursos: água, solo, biodiversidade, energia, ciência e cultura. Apostamos na eficiência real dos processos e na utilização de recursos naturais, assim como na redução de resíduos e da pegada ecológica.
Nos 500 ha da Herdade do Freixo do Meio uma equipe de 30 co-produtores (colaboradores) interagem com o ecossistema obtendo hoje um conjunto de mais de 200 alimentos de produção própria de Agricultura Biologica, transformados na herdade e distribuídos através de um Programa CSA Partilhar as Colheitas, de uma loja online, e por duas lojas, uma na herdade e outra no Mercado da Ribeira em Lisboa.
Diversidade e relação são os conceitos chave onde pode encontrar vários produtos, tais como:
- Carne de vitela
- Carne de porco
- Carne de borrego
- Frango
- Ovos
- Alimentos à base de Bolota
- Horticolas
- Frutos
- Cereais
- Leguminosas
- Aromáticas
- Pão
- Sopas
- Pré-Cozinhados
- Azeite
- Vinho
- Sumos
- Vinagres
O Monte da herdade conta com sete micro-agro-industrias: uma padaria, uma transformação de carne, uma charcutaria, uma sala de abate de aves, uma transformação de vegetais, uma cozinha e um lagar de azeite.
Dispomos ainda de um Restaurante/Cantina, de um Café-Esplanada, de uma casa de hóspedes, do Eco-hostel com 5 quartos, da Casa da Malta com 9 quartos, da Escola com sala de convívio e biblioteca, do Eco-camping, e de uma Lavandaria comum. É uma Aldeia Solar desde 2017 produzindo mais de 50% da energia eléctrica consumida.
Ambicionamos contribuir para o desenvolvimento da nossa freguesia e da nossa região. Integramos na herdade projectos autónomos e complementares sob a forma de micro-empresas. Colaboramos activamente com a Investigação (somos por exemplo Learning Center da Universidade Gastronomica da Slow Food desde 2014 e já colaboramos com a grande maioria das Universidades Portuguesas).
Por último partilhamos o nosso projecto com quem nos procura através de visitas, almoços tradicionais, workshops, ações de formação, voluntariado, eventos temáticos, e acampamentos pedagógicos.