Os 10 Princípios do Movimento TEKEI

12 Mar 2018 Agricultura Biológica

O Movimento TEKEI consiste numa co-parceria Produtor-Consumidor (aqui Co-produtor) com o objectivo de viabilizar a Agroecologia. A Associação Japonesa de Agricultura Orgânica publicou em 1978, os princípios fundamentais deste movimento que agora traduzimos e partilhamos.

Dado que Portugal atravessa um momento onde toma alguma consciência sobre a importância que têm os modelos agrícolas, não só no nosso dia a dia (fogos/alimentação/paisagem) como principalmente no nosso futuro, torna-se urgente efectuar a transição para um modelo agrícola baseado no conceito de “Agricultura Familiar”.

No nosso entender este conceito deve significar apenas Agroecologia, que de acordo com a realidade actual é absolutamente inviável num cenário de coabitação com a Agricultura Industrial.

Parece-nos fundamental divulgar e incentivar este movimento tendo em conta o êxito da experiência com o programa Partilhar as Colheitas - CSA. Este programa foi iniciado há mais de 2 anos na Herdade do Freixo do Meio, e tem actualmente mais de 100 Co-produtores aderentes.

A nível nacional este movimento adoptou a designação de AMAP/CSA, operando com o apoio de uma rede nacional designada REPAMAP - Rede Portuguesa do Movimento AMAP/CSA.

Download: 10_Principios_do_Movimento_TEKEI.pdf