Projectar e sonhar...o futuro Centro de Interpretação do Montado

12 Fev 2020 Freixo do Meio

A história do Freixo do Meio escreve-se recordando um conjunto de concretizações e de conquistas. Brotaram de sementes enraizadas no sonho e na vontade de reconectar os homem com a natureza, relembrar quem vive distante do campo ou quem dele se distancia gradualmente, tudo o que a vida selvagem tem para nos ensinar, a imensa generosidade e as virtudes dos ecossistemas, as saudáveis relações de interdependência exercidas nos vários Reinos e as muitas formas de cooperação que podemos aprender e incorporar na nossa forma de ser e agir, nas mais variadas circunstâncias. 

Há um novo sonho em construção: a candidatura do Montado do Freixo do Meio a área protegida privada. Reunimos há alguns meses uma equipa multidisciplinar e começámos a estruturar, em conjunto, as linhas mestras de um espaço dedicado à visitação e ao conhecimento que seja uma homenagem à floresta mediterrânica, a nossa maior inspiração (cf. "O Montado Recriado no Freixo do Meio").

Sonhamos em disseminar o conhecimento sobre o património natural, cultural, histórico e arqueológico deste ecossistema magnífico. Uma paisagem nativa co-criada entre o Homem e a floresta que testemunha a passagem de vários povos e antigas civilizações, ao longo dos séculos.

Idealizamos envolver ainda mais pessoas na conservação dos montados e despertar a comunidade local para o valor intangível da biodiversidade e das espécies que encontram neste sistema condições de habitabilidade e reprodução, como o gato-bravo, répteis e anfíbios, aves residentes e migradoras, entre muitas outras espécies de plantas e fungos.
 
Mais novidades em breve!