Celebrar o Outono no Montado do Freixo do Meio

2 Jan 2020 Eventos

O 8º Encontro do Outono aconteceu no dia 17 de Novembro. Embora a chuva não tenha dado tréguas, o verdadeiro clima que se sentiu no Montado do Freixo do Meio foi de festa e alegria.

Tivemos perto de 70 participantes na colheita Popular de Cogumelos! De cesto na mão recebemos quem nos visita todos os anos e ficámos ainda mais ricos, pois fizemos muitos amigos novos. Todos se entregaram à magia da descoberta do Reino dos Fungos, colectando dezenas de cogumelos silvestres. A diversidade que brota no nosso ecossistema é inspiradora e há sempre algo novo para descobrir!

Ao almoço servimos perto de 40 feijoadas vegetarianas e 400 cozidos-bio. Este prato repleto de história é uma das atrações das festas do Freixo do Meio. Depois das caminhadas no campo, o restaurante Cabana dos Bois abrigou da chuva e encheu-se de vida!

Fernanda Botelho, admirável conhecedora do mundo das plantas silvestres também conduziu um passeio à descoberta dos usos medicinais e culinários das plantas medicinais e aromáticas, muitas delas espontâneas nos jardins e recantos do nosso monte alentejano.

Como também já é tradição na nossa festa, contámos com a presença da Associação Portuguesa dos Utilizadores de Cães Pastores, a APUCAP. Catorze cães participaram nesta actividade que estimula a funcionalidade da raça Border Collie, naturalmente apta na condução dos rebanhos nas pastagens. Uma fantástica experiência que iremos repetir no nosso Montado.

A contrastar com o dia cinzento, preenchemos o Claustro de cor e momentos divertidos. O Hélder proporcionou momentos de criatividade e aprendizagem e recordou-nos como é especial brincar, em qualquer idade, com jogos tradicionais de carácter único feitos em madeira.

Já perto do fim, recebemos o Rancho Folclórico de Foros de Vale de Figueira. Cantámos e dançámos a tradição e as formas de expressão populares da nossa carismática aldeia alentejana.

Foi um dia enriquecedor e de verdadeira celebração da natureza no Montado do Freixo do Meio. Esperemos viver muitos mais na vossa companhia.

Todas as fotografias do evento aqui.