Joel Salatin escreve sobre o Montado e a agroecologia do Freixo do Meio

12 Set 2019 Freixo do Meio

Joel Salatin é um agricultor americano, uma referência na agroecologia e entusiasta do maneio holístico na criação de animais. Há vários anos que se destaca a nível mundial pelas boas práticas regenerativas desenvolvidas na Polyface Farm, uma quinta situada em Swoope na Virginia onde vive com a família desde 1961. Há já três gerações que a família Salatin trabalha a terra em cooperação com a natureza com a missão de devolver a fertilidade aos solos erosionados e empobrecidos, anteriormente, pela agricultura química intensiva.

Este agricultor americano ruma contra a maré num país onde impera o modelo de produção alimentar industrial. Acredita, tal como nós na Herdade do Freixo do Meio, que é possível produzir carne e alimentos de forma orgânica, sem químicos e em co-criação com o sistema natural, tirando partido da generosidade da policultura e da complexidade do ecossistema através da agrofloresta e das plantas perenes.

No passado dia 21 de Agosto, Joel Salatin escreveu no blogue “The Lunatic Farmer” um artigo alusivo à Herdade do Freixo do Meio e a Alfredo Cunhal Sendim no seguimento do artigo escrito pelo jornalista John Vidal do The Guardian em Julho. Estamos orgulhosos pelas palavras de incentivo deste agricultor que é, já há muito, uma inspiração para nós. O Montado Multifuncional - a floresta portuguesa -, inspira-nos diariamente, seja na vertente da agroecologia, na componente social da nossa Cooperativa e da comunidade do alimento CSA, mas também ao nível espiritual, na nossa ligação com o sagrado, com o mistério da natureza e com o transcendente.

“The Guardian this week ran a story about a farmer in Portugal who is re-creating the ancient "montado" system of farming--highly complex integrating trees, grasses, and animals. He's been at it now for nearly 20 years so the results are becoming measurable.  He's attracting the attention of mainline ag folks as well as climate change scientists.”

“O The Guardian divulgou esta semana uma história sobre um agricultor em Portugal que está a recriar o antigo “Montado”, um sistema agrícola de elevada complexidade que integra árvores, pastagens e animais. Ele está nisto há cerca de 20 anos e os resultados estão a tornar-se mensuráveis. Está a atrair a atenção dos agricultores e dos investigadores em alterações climáticas.”

Excerto do artigo “Everything is Different” da autoria de Joel Salatin.
Fonte: Blogue The Lunatic Farmer

Link: https://www.thelunaticfarmer.com/blog/8/21/2019/everything-is-different