Herdade do Freixo do Meio referenciada como exemplo a seguir pela Agência Europeia de Ambiente

9 Set 2019 Freixo do Meio, Alterações Climáticas

A Herdade do Freixo do Meio é referenciada no estudo “Climate change adaptation in the agriculture sector in Europe” publicado pela Agência Europeia de Ambiente como exemplo das medidas de resiliência que podem ser implementadas no contexto de adaptação às alterações climáticas.

Como prevenção dos cenários climáticos futuros reforçamos as práticas de Agroecologia que seguimos diariamente e colaboramos em vários projectos científicos e de conservação da biodiversidade, como o LIFE Montado-Adapt, o Ecomontado XXI e o TRansition paths to sUstainable legume based systems in Europe.

Procuramos valorizar e proteger o montado, assim como as nossas hortas e agroflorestas dos efeitos da seca e da desertificação dos solos, dos efeitos do aumento das temperaturas máximas no sul da Europa, da redução de pluviosidade tentando minimizar o consequente impacto nas colheitas e na nossa comunidade de alimento.

Exemplos das medidas que temos vindo a implementar no Freixo do Meio: 

- utilização mais eficiente da água da chuva, através de pequenas bacias de retenção e utilização generalizada da rega gota-a-gota
- diversificação das culturas e plantação de árvores perenes, frutíferas e leguminosas em sistemas agroflorestais dinâmicos de sucessão com o objectivo de criar diversificação, abundância alimentar e vários microclimas na quinta
- a fertilização orgânica das culturas com recurso a microorganismos benéficos
- o recurso das energias renováveis, nomeadamente energia solar
- um trabalho contínuo de incremento da matéria orgânica nos solos favorecendo maior retenção de água 
- a implementação de técnicas de restauro dos ecossistemas resultantes dos conceitos de Permacultura e Agroecologia, nomeadamente o sistema de Keyline (com o apoio científico de projectos como Ecomontado XXI)

Podem ler na íntegra o estudo da EEA (EEA Report No 4/2019) a partir deste link. A Herdade do Freixo do Meio é referenciada na pág. 79.

Artigo do jornal PUBLICO
Notícia Telejornal da RTP1

ERRATA notícia da RTP: Foi em 2018 que registámos numa das Estações Meteorológica existentes na herdade um dia com temperatura máxima de 47ºC. No ano passado não conseguimos produzir vinho por esse motivo. Este ano, felizmente, não tivemos um Verão com temperaturas tão extremas.