A futura agrofloresta do Freixo do Meio apresentada em Montpellier

27 Jun 2019 Freixo do Meio

Na véspera do IV Congresso Mundial de Agrofloresta, no dia 19 de Maio, em Montpellier, a Herdade do Freixo do Meio participou nas jornadas dedicadas à agricultura sustentável.

O coordenador da Cooperativa de Usuários do Freixo do Meio, Alfredo Cunhal Sendim teve a oportunidade de contextualizar as novas plantações e os projectos de agrofloresta recentemente implementados com o objectivo de adaptar o montado às mudanças do clima.


Houve, ainda, oportunidade para apresentar o Programa Partilhar as Colheitas CSA Freixo do Meio junto de cidadãos familiarizados com o conceito de AMAP (Associação pela Manutenção da Agricultura de Proximidade).

O Alentejo, em concreto os Foros de Vale Figueira, esteve por nós representado na mostra de alimentos fornecidos pelas árvores ou por um sistema agroflorestal.

Foi com entusiasmo que a maioria dos cidadãos provou o pão artesanal de bolota, assim como as bolachas de bolota, a infusão e a farinha resultante da transformação do fruto do montado alentejano.

Tal como em Portugal, muitos dos cidadãos com quem conversámos revelaram desconhecimento sobre as propriedades nutricionais e os benefícios deste alimento para a saúde. O que revela que ainda há um longo caminho a percorrer até a bolota ser plenamente valorizada na dieta alimentar.