IV Congresso Mundial de Agrofloresta

14 Jun 2019 Eventos

Mais de 1200 pessoas de todo o mundo estiveram presentes no encontro internacional em defesa da integração das árvores na agricultura que decorreu de 20 a 23 de Maio na cidade francesa de Montpellier.

Durante três dias, agricultores e agroflorestais, investigadores, estudantes, representantes de ONG´s e decisores políticos dos cinco continentes partilharam experiências e conhecimento. Debateram-se preocupações que são transversais a toda a comunidade global, de que são exemplo a degradação dos solos, a delapidação dos recursos naturais, a perda de biodiversidade e os efeitos das alterações climáticas. 300 apresentações orais e 800 posters científicos reforçaram o impacto positivo da agrofloresta na produção alimentar e de como as árvores podem ser fortes aliadas do agricultor na regeneração dos ecossistemas.

Recordemos o valor intangível da árvore que generosamente presta numerosos serviços ambientais aos ecossistemas e ao ser humano, seja através da regulação climática, da depuração do ar, da absorção de CO2 da atmosfera, da retenção de água e humidade, do embelezamento e da paisagem, mas também do seu papel como barreira acústica, incremento de biodiversidade, propriedades medicinais, produção de alimento, criação de solo e bem-estar humano...entre tantos outros, certamente ainda por descobrir.

Hoje a ciência confirma que estamos perante seres inteligentes e que existe uma comunicação silenciosa e sofisticada entre as árvores. Esta ocorre entre as copas e as raízes e estabelece, entre os vários indivíduos, uma cooperação constante.

Da próxima vez que se cruzar com uma árvore, não a ignore. Estime a sua presença e agradeça tudo o que ela faz por nós.