V Encontro da Bolota - 17 de Março de 2019

Eventos 18 Mar 2019

- Mais de 600 pessoas na Herdade do Freixo do Meio
-­ 350 cozidos tradicionais de bolota servidos

- 80 pães de bolota vendidos

­- Muitos sorrisos e partilha

O dia 17 de Março foi dia de festa em homenagem à bolota encerrando a IV Semana da Bolota, promovida pelo município de Montemor­-o-­Novo.

Um programa cheio de actividades de natureza, visita às hortas, animais e agrofloresta do Freixo do Meio, intercalado com o tradicional almoço de cozido com bolota, mas também com ofertas vegetarianas e uma mostra repleta de produtos artesanais de bolota.

À tarde, as conversas em torno do valor ecológico do emblemático fruto do montado alentejano, relembraram a importância que representa na alimentação humana. A caminhada com as ovelhas da Raça Merino Preto de manhã pelo montado, atraiu muitas famílias e foi um dos pontos altos do evento.

O dia terminou com instrospecção e alguma filosofia entre os presentes no claustro. Um momento de reflexão sobre ética, contextualizando a Carta de Princípios da Herdade do Freixo do Meio.


OBSERVAÇÂO

Os pratos, talheres e copos servidos no restaurante e bares do evento são feitos de materiais vegetais biodegradáveis e são separados para compostagem. Embora sejam bastante parecidos com o material plástico convencional, são feitos à base de polímeros de amido de milho e não de carbono.

No entanto, querendo sempre melhorar, convidamo­-vos a trazer o vosso copo e talheres no próximo evento...já agendado para o dia 12 de Maio – o III Encontro da Espiga!