O Pastoreio Holístico na Península Ibérica: Um Novo Modelo Territorial e Social para o Montado

3 Mai 2019 Freixo do Meio, Eventos

Allan Savory nasceu em 1935 no Zimbabwe. É zoólogo e botânico, naturalista e criador de gado. Com base nas suas experiências e estudos sobre a savana africana, desenvolveu um método alternativo de gestão dos ecossistemas através do maneio de gado.

É o criador do Pastoreio Holístico, uma abordagem revolucionária que propõe um novo modelo e novas ferramentas de gestão na produção animal com enfoque na regeneração dos solos e na reversão dos processos de desertificação a grande escala.

Este modelo apresenta­se como proposta de mitigação das alterações climáticas, reforçando o papel das pastagens na captura e armazenamento do dióxido de carbono e progressiva redução dos gases com efeito de estufa.

A aplicação da metodologia holística no maneio e pastoreio de animais permite criar ecossistemas produtivos e estáveis que, por sua vez, geram economia locais resilientes, abundantes e com maior diversidade de flora, mais retenção de água, prevenção da erosão, descompactando os solos e capturando mais CO2 da atmosfera.

Siga o link para consultar o programa e efetuar a sua inscrição.

Link: https://www.goteo.org/project/holisticamente