7º Encontro d'Outono no montado Freixo do Meio

19 Nov 2018 Eventos

A chegada do Outono assinala uma nova época nas colheitas e a preparação do ano agrícola que se segue. Assinalamos essa alegria com um dia aberto à comunidade, ocasião para partilhar tradições e experiências rurais, como a colheita popular de cogumelos e os passeios no montado da Herdade do Freixo do Meio.

No entanto, no dia 18 de Novembro sentimos a falta dos co­produtores CSA, uma vez que muitos acabaram por não comparecer, ao contrário das nossas expectativas. A ameaça de chuva intimidou grande parte dos inscritos no "7º Encontro d ́ Outono", mas o sol gratificou­nos com a sua presença e não choveu durante o período de convívio.

Foi um deslumbre de cores e aromas, com os medronheiros generosamente carregados de fruto e o admirável Reino dos Fungos a surpreender com a diversidade de cogumelos silvestres a brotar dos solos férteis da nossa agrofloresta. Falamos de recursos naturais endógenos de extrema importância ecológica pela relação simbiótica que desenvolvem com as árvores e arbustos que os rodeiam.

Relembramos que independentemente das condições meteorológicas, cada vez mais difíceis de prever num contexto de alterações climáticas, temos zonas cobertas para vos receber e o nosso programa pode sempre ser adaptado às circunstâncias.


Ainda assim, deixamos uma sugestão: prepare um kit com galochas e impermeável e venha desfrutar de uma experiência única no montado, após um dia de chuva. Desafie a família e os amigos e tirem partido da poesia de um dia de outono, sinta os aromas da terra molhada e envolva-se nas cores vivas de um arco-íris inesperado.